Sobre Votuporanga

 

Votuporanga é um município brasileiro situado na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 8 de agosto de 1937. Localiza-se a uma latitude 20º25’22” Sul e a uma longitude 49º58’22” Oeste, estando a uma altitude de 518 metros. Sua população em 2017 de acordo com o IBGE, é de 92.768 habitantes.

O nome Votu significa ar, brisa e Poranga significa belo, bom, bonito que deriva da língua Tupi-Guaraní, ou seja, Votuporanga significa bons ventos, bons ares ou ainda brisas suaves. O nome combina com a topografia local e foi aceito sem maiores ressalvas.

A área atual do município, de início, pertencia à Fazenda Marinheiro de Cima, de propriedade de Francisco Schmidt. Após sua morte, os herdeiros, endividados, entregaram as terras à empresa Theodor Wille & Cia Ltda. A propriedade foi, então, dividida em glebas e os terrenos vendidos a preços baixos. Pouco a pouco formou-se o povoado, até então, pertencente ao distrito de Vila Monteiro, atual Álvares Florence, e à comarca e município de Monte Aprazível.

O nome escolhido, Votuporanga, foi uma indicação de Sebastião Almeida de Oliveira, tabelião de Tanabi. No dia 8 de agosto de 1937, a cidade foi fundada. Nessa mesma data, foi celebrada uma missa pelo padre Isidoro Cordeiro Paranhos. Em 1945, a vila tornou-se distrito, município e sede da comarca, em decreto único.

O primeiro prefeito foi Francisco Villar Horta. No mesmo ano, veio o desenvolvimento com a Estrada de Ferro Araraquara. Também foram construídas, posteriormente, a Santa Casa de Misericórdia e a contemporânea Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Já na década de 1970, a Rodovia Euclides da Cunha, SP-320, que liga Votuporanga à capital do Estado, foi pavimentada. Houve ainda a criação da fundação educacional da cidade (atual UNIFEV). Na década de 1980, a cidade tomou impulso industrial, através do setor moveleiro, de implementos rodoviários e metalurgia

Paulinho Oliveira - Serviços Online